Quem és tu, Santa Maria?

 

Viver é posicionar-se ininterruptamente. É demarcar posições, escolher lados, defender ideias. Este projeto surge sem pretensões de imparcialidade: vem do desejo de descobrir o que não está à mostra, de ouvir, de debater temas que são propositalmente deixados de lado, de construir coletivamente um jornalismo de qualidade.

 

O Boca Jornalismo desponta da vontade de um grupo de amigos que acreditam no papel da informação para a emancipação dos indivíduos. Por isso, queremos falar do que é local, mesmo que saibamos das dificuldades de se fazer isso em uma cidade do interior do estado. Nós acreditamos em Santa Maria porque quem vive aqui vale a pena. Nós acreditamos numa cidade que enxergue os trabalhadores, os estudantes, as mulheres, os negros, os indígenas, os LGBTs, as pessoas com deficiência. Nós acreditamos que o bom jornalismo é aquele que nos torna sujeitos.

 

Compreendemos e, mais do que isso, defendemos a comunicação como um direito fundamental para o exercício da cidadania, tão importante quanto saúde, moradia, educação. Assumimos aqui o objetivo de fazer um jornalismo de relevância, de interesse público e local. Neste momento, nos comprometemos a respeitar nossos valores, nosso trabalho, nossa profissão e a cidade de Santa Maria. Insistimos em trabalhar em defesa dos direitos humanos, do acesso à informação e da equidade social.

Te convidamos a construir conosco e a falar também, pois é assim que o Boca se pretende: como um espaço de voz, um lugar para soltar os nossos gritos presos na garganta.

Equipe

Bibiana Pinheiro
Bruna Bergamo
Caroline de Souza
Eduarda Paz
Kauane Müller
Leandra Cruber
Letícia Klusener
Luan Romero
Luís Gustavo dos Santos
Maurício Fanfa
Paula Appolinario
Thais Immig