2018 por BOCA Jornalismo.

Quem és tu, Santa Maria?

 

Viver é posicionar-se ininterruptamente. É demarcar posições, escolher lados, defender ideias. Este projeto surge sem pretensões de imparcialidade: vem do desejo de descobrir o que não está à mostra, de ouvir, de debater temas que são propositalmente deixados de lado, de construir coletivamente um jornalismo de qualidade.

 

O Boca Jornalismo desponta da vontade de um grupo de amigos que acreditam no papel da informação para a emancipação dos indivíduos. Por isso, queremos falar do que é local, mesmo que saibamos das dificuldades de se fazer isso em uma cidade do interior do estado. Nós acreditamos em Santa Maria porque quem vive aqui vale a pena. Nós acreditamos numa cidade que enxergue os trabalhadores, os estudantes, as mulheres, os negros, os indígenas, os LGBTs, as pessoas com deficiência. Nós acreditamos que o bom jornalismo é aquele que nos torna sujeitos.

 

Compreendemos e, mais do que isso, defendemos a comunicação como um direito fundamental para o exercício da cidadania, tão importante quanto saúde, moradia, educação. Assumimos aqui o objetivo de fazer um jornalismo de relevância, de interesse público e local. Neste momento, nos comprometemos a respeitar nossos valores, nosso trabalho, nossa profissão e a cidade de Santa Maria. Insistimos em trabalhar em defesa dos direitos humanos, do acesso à informação e da equidade social.

Te convidamos a construir conosco e a falar também, pois é assim que o Boca se pretende: como um espaço de voz, um lugar para soltar os nossos gritos presos na garganta