2018 por BOCA Jornalismo.

Em Santa Maria são dez os candidatos e as candidatas a ocupar a Câmara de Deputados

1/10/2018

Esta reportagem faz parte do projeto Boca de Urna, a iniciativa de cobertura eleitoral local do Boca Jornalismo. O material completo está disponível aqui.

 

A ou o deputado federal é um representante eleito pelo povo para ocupar a Câmara dos Deputados - ou também chamada de Câmara Baixa - que junto do Senado formam o Congresso Nacional,  parte fundamental do Poder Legislativo. Assim, os(as) deputados(as) federais são responsáveis por legislar - propor, discutir e aprovar leis federais.

 

A cidade de Santa Maria possui dez possíveis representantes na Câmara, ou seja, candidatos e candidatas a Deputado Federal na Eleição 2018. Nas Cartas de Trunfo do Boca Jornalismo você pode conferir quem são as e os candidatos, o partido e também um breve histórico político de cada um.

 

1/11

Caso eleitos, cabe também a esses(as) parlamentares funções de fiscalização como: aprovar o orçamento da União, criar as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s) e aprovar investigações contra o ou a Presidente da República.

 

A representação das e dos deputados federais é em  esfera nacional, por isso contabilizam um número expressivo: são, ao todo, 513 deputados(as) - sendo que cada Estado possui um número específico de representantes, definido a partir da atualização estatística demográfica fornecida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano anterior às eleições. Esses parlamentares são também eleitos por voto proporcional de lista aberta, ou seja, seus votos são contabilizados, primeiramente, para o partido e/ou coligação.

 

Para concorrer ao cargo de Deputado(a) Federal existem algumas exigências como, por exemplo,  ter no mínimo 21 anos e, se eleito, cumprir um mandato de quatro anos. Ao longo desse período, o ou a parlamentar tem direito à uma série de benefícios tais como o auxílio-saúde, auxílio-moradia, verba de gabinete (contar com uma equipe de até 25 funcionários), entre outros.  E, após cumprir o seu mandato, o(a) representante pode concorrer ao cargo novamente e indefinidas vezes.


No site da Câmara dos Deputados, você encontra o recurso “Fale com o Deputado” onde é possível encaminhar solicitações, sugestões, fazer elogios e críticas a uma ou um deputado. A rotina de votações e a agenda da Câmara dos Deputados, bem como monitoramento do trabalho de seus representantes, também é possibilitada por essa ferramenta.

O projeto Boca de Urna também mapeou o perfil em números dos candidatos a deputado estadual com base em Santa Maria. Além disso, você fica sabendo quais são as propostas desses deputados candidatos e acompanha uma reportagem sobre as candidaturas fantasmas

 

 

Please reload